Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha arrecada tampinhas para compra de bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência

Publicação:

foto tampinhas
. - Foto: Divulgação Fase/ Divulgação FPE

A campanha “Tampinha Bacana”, que viabilizará a compra e adaptação de bicicletas especiais para pessoas com deficiência através da arrecadação de tampinhas, em conjunto com o projeto Pedal da Inclusão, foi lançada na manhã desta segunda-feira (04) na Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH). A ação é uma iniciativa da Fase em parceria com a Fundação de Proteção Especial (FPE), a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) e a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS).

Em cada uma das instituições participantes haverá postos de coleta onde poderão ser deixadas tampinhas de refrigerante, água, margarina, sorvete, shampoo, remédio e leite. O material arrecadado será encaminhado para o Pedal da Inclusão, que irá assegurar a comercialização do material arrecadado, a compra e adaptação das bicicletas que serão entregues para FPE e FADERS. 
O secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Ademir Baretta, destacou “este ato singelo de doação ajuda a dar um pouco mais de qualidade de vida para pessoas amparadas pelo Estado”. O presidente da Fase, Robson Luis Zinn, também pontuou que “através desta campanha e com o apoio da Secretaria será possível o trabalho conjunto entre instituições com propósitos diferenciados e em prol de uma causa em comum. Estamos estabelecendo uma meta para que cada servidor das fundações participantes junte, no mínimo, 100 tampinhas para doação possibilitando, assim, a aquisição do maior número de bicicletas possíveis até o final do ano”.

.

Para o presidente da FPE, José Barbosa, a campanha possibilita um melhor atendimento realizado pela instituição, “sendo uma garantia de cidadania e inclusão social”. Já o presidente da Faders, Roque Bakoff, também destacou que a ação conjunta “motiva a inclusão sobre amplos sentidos”. 
O presidente da FGTAS, Rogério Grade, afirmou que a instituição fica feliz em poder contribuir com uma ação tão significativa, “ajudando no crescimento deste projeto”. A fundadora do Pedal da Inclusão, Rita Siminovich, ressaltou a importância desta ação para os beneficiados e sobre como “um gesto simples de doação de tampinhas pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas, além de contribuir com a sustentabilidade”. Também participaram do evento a diretora do Procon/RS, Maria Elisabete Pereira, e a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania da Fase, Ledi Teixeira.

SOBRE O PEDAL DA INCLUSÃO

O grupo Pedal da Inclusão é destinado a pessoas com deficiência interessadas na prática do ciclismo. Através da arrecadação de tampinhas plásticas e lacres, os participantes realizam parceria adaptando bicicletas acessíveis para pessoas com limitações físicas, como deficientes visuais e cadeirantes, promovendo a convivência amistosa entre os membros. Para mais informações sobre como ajudar a instituição, entre em contato através do email participe@pedaldainclusao.com.br .

 Texto: Jéssica Cofferri
 Fotos: Divulgação Fase/ Divulgação FPE

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos