Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro da Juventude Cruzeiro forma primeira turma da qualificação profissional

Publicação:

Formatura alunos do Centro da Juventude Cruzeiro
Formatura alunos do Centro da Juventude Cruzeiro - Foto: Melina Fernandes

O mercado de trabalho de Porto Alegre ganhou mais 33 profissionais qualificados para atuarem nas áreas de estética e gastronomia. Os jovens atendidos pelo Centro da Juventude Cruzeiro, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), se formaram nesta quarta-feira, 7, nos cursos de Cabeleireiro e Culinária. A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, entregou os certificados.

Formatura alunos do Centro da Juventude Cruzeiro
Formatura alunos do Centro da Juventude Cruzeiro - Foto: Melina Fernandes

No dia de festa no Centro da Juventude da Cruzeiro, os 19 jovens cabeleireiros fizeram os cortes e penteados que aprenderam durante o curso para garantir que todos os formandos saíssem “bem nas fotos”. O coquetel oferecido aos convidados foi preparado pelos 14 novos profissionais de Culinária. É a primeira turma formada pelo CJ, que iniciou as atividades em outubro. 

Lilian Rosa Ribeiro e Guilherme Machado Lecina são dois dos formandos. O casal estava desempregado, com dificuldades para arranjar trabalho e decidiu fazer o curso básico de Cabeleireiro. Com o filho de um ano e três meses, Miguel, no colo e sorrisos de esperança nos rostos, eles contam que agora voltam a busca por emprego com a qualificação que faltava no currículo. “A gente quer trabalhar! Mas sem qualificação está difícil. Então a gente decidiu fazer o curso que não teríamos como pagar e aqui é de graça”, explicou Lilian. “Agora eu sei que vamos conseguir”, completou Guilherme.

A família foi citada pela titular da SDSTJDH como um exemplo do que busca o Programa de Oportunidades e Direitos. “A gente percebe que todos vocês agarraram a oportunidade que foi dada e estão apenas no começo. Superaram as dificuldades, como estes jovens que hoje estão aqui com o filho, e abriram uma porta. Agora podem transformar as suas vidas, das suas famílias e de suas comunidades”, disse Maria Helena Sartori. Ela ressaltou que esta formatura é apenas a primeira etapa do atendimento que será dado pelo governo estadual aos jovens. “Seguiremos acompanhando esta caminhada e apoiando com outras iniciativas, como a inclusão dos jovens nos programas de microcrédito e apoio técnico aos empreendedores”, concluiu. 

Centro da Juventude Cruzeiro forma primeira turma da qualificação profissional
Centro da Juventude Cruzeiro forma primeira turma da qualificação profissional - Foto: Melina Fernandes

E alguns já estão empreendendo. Dos 14 jovens que terminaram o curso de Culinária, 5 estão fazendo doces, salgados e pizzas para vender. É o caso do Felipe Vidal Nunes. O Luís Miguel Machado de Jesus quer primeiro garantir um emprego. Os dois planejam economizar para abrir seus próprios estabelecimentos. Entre os 19 novos cabelereiros, 2 estão empregados e 11 com propostas que só dependiam do diploma. Franciele Souza da Costa pegou o certificado e agora está com o contrato garantido. “Mas quero ter o meu salão. É só um emprego para garantir as economias para depois montar o meu negócio”, afirmou.

A coordenadora institucional da CUFA-RS, entidade gestora do POD na Cruzeiro, Ivanete Pereira, comemorou emocionada a conquista dos jovens. “Quantos chegaram aqui acanhados, introvertidos, desconfiados. Hoje eles estão ganhando o mundo. Eu estou muito feliz”, destacou.

Foram convidados para o evento familiares dos formandos, jovens atendidos no CJ, autoridades e lideranças comunitárias. O secretário adjunto da SDSTJDH, Darci Lauermann, o presidente da FASE, Robson Zin, o diretor do Departamento de Políticas para a Juventude, Ricardo Bassi, e o coordenador do Escritório de Projetos, Aldo Peres, também prestigiaram a formatura.

Formatura alunos do Centro da Juventude Cruzeiro
Formatura alunos do Centro da Juventude Cruzeiro - Foto: Melina Fernandes
 

POD - O Programa de Oportunidades e Direitos, POD, é uma parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e organizações da sociedade civil. Na Cruzeiro, a parceira do Estado é a Cufa-RS.

O objetivo do POD é promover a cultura da paz e gerar oportunidades e garantia dos direitos para jovens de 15 a 24 anos, de territórios de vulnerabilidade e altos índices de violência.

O programa conta com investimentos de US$ 50 milhões até 2019, custeados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, e contrapartida do Estado de US$ 6 milhões. Só nos centros da juventude, que também foram implantados na Lomba do Pinheiro, na Restinga, no Rubem Berta, em Alvorada e Viamão, 3.600 jovens devem ser atendidos por ano.

 Por Melina Fernandes/ SDSTJDH

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos