Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro da Juventude Restinga forma jovens pizzaiolos

Publicação:

CJ Restinga   Capacitação Pizzaiolo(a)
CJ Restinga Capacitação Pizzaiolo(a)

Aulas para aprender e para saborear. Os jovens atendidos pelo Centro da Juventude Restinga, do Programa de Oportunidades e Direitos, estão participando da Oficina de Pizzas. São 45 novos pizzaiolos preparados a exercer essa atividade profissional.

Centro da Juventude Restinga forma jovens pizzaiolos
Centro da Juventude Restinga forma jovens pizzaiolos

Na Oficina de Pizzas, os jovens aprendem a fazer massas, molhos e diversos sabores doces e salgados. Os cuidados com a higiene e normas sanitárias, organização, manuseio e armazenamento dos alimentos, o trabalho em equipe e a divisão das tarefas também integram o conteúdo. São dois dias de capacitação para poder atuar neste ramo da alimentação, cumprindo todas as exigências do setor.

A jovem Rhayssa Viana de Oliveira participou da oficina e terminou a formação nesta quinta-feira, 8. A nova pizzaiola conta que adorou a experiência. “Eu nunca tinha feito a pizza assim. Foi muito legal e vou usar o que aprendi aqui para a minha vida e até ao buscar um trabalho”, destacou. O Victor Taylor Rolin Cardoso também conta que aprendeu diversos sabores e convida a comunidade a participar das ações do Centro da Juventude Restinga. “É uma oportunidade muito boa. Mais jovens deveriam conhecer o CJ”, concluiu.

O coordenador do CJ Restinga, Pablo Geovani dos Santos, explica que o objetivo é mais do que oferecer qualificação para que os jovens atuem em uma nova atividade profissional. “A oficina engloba toda a parte teórica, técnica e prática. Mas é uma capacitação também para que eles empreendam. Vamos trabalhar o processo de planejamento, logística, tele entrega, atendimento, enfim, auxiliá-los a montar um plano de negócios e a desenvolver as suas habilidades empreendedoras”, destaca.

A atividade também foi pensada com foco na alimentação saudável, que ganha cada vez mais adeptos. Os jovens aprendem receitas com massas integrais e com sabores veganos e lacto vegetarianos. 30 jovens pizzaiolos concluíram a formação e mais uma turma de 15 aprendizes  deve fazer a qualificação nos próximos dias.

POD - O Programa de Oportunidades e Direitos é uma parceria entre o governo do Estado, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e organizações da sociedade civil. A iniciativa é voltada para jovens de 15 a 24 anos que vivem em comunidades vulneráveis e em áreas com altos índices de violência. O objetivo é promover a cultura da paz a partir do aumento da escolaridade, da geração de emprego e renda, do fomento ao empreendedorismo e da promoção do protagonismo juvenil. Na Restinga o Centro da Juventude é gerido pela Amurt/Amurtel.

Por Melina Fernandes | SDSTJDH

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos