Encontro reúne gestoras municipais para alinhamento de políticas para as mulheres

A64A4308
Secretária Maria Helena Sartori na abertura do encontro de gestoras municipais

A construção conjunta de ações de proteção e valorização das mulheres trouxe a Porto Alegre nesta quinta-feira (08) dezenas de administradoras municipais. Reunidas no 2º Encontro de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do RS trataram de iniciativas que possam melhorar os serviços existentes e criar novas estruturas de atendimento local.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, ao abrir o encontro, alertou as gestoras, para a importância de trabalharem regionalmente pela construção de casas para atendimento e proteção das mulheres vítimas de violência. A secretária sugeriu a possibilidade de aluguel como ocorre em Caxias do Sul. “Dessa forma a troca frequente de endereço, para a segurança das vítimas, fica assegurada. A manutenção de casas regionais mantidas por vários municípios facilita essa prática podendo, a cada período, estar em uma localidade diferente”, lembrou.

A secretária Maria Helena Sartori recomendou, ainda, que cada município tenha o seu conselho, coordenadoria, centro de referência, ou a estrutura possível de atendimento, e lembrou da importância de que o agressor, também, seja tratado.

A diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da SDSTJDH, Salma Farias Valencio, convidou as gestoras para conhecerem os programas estaduais visando o estabelecimento de parcerias e a identificação do que pode ser feito em cada município. “Tudo é possível porque temos a concepção que somos uma pauta positiva” disse Salma, exemplificando com a informação de que quase 40 por cento das mulheres que trabalham são responsáveis pelo sustento da família, segundo dados do IBGE. Portanto “somos quem transforma sociedade e faz a economia andar, por isso temos que ser quem decide nesse país” concluiu.

A64A4300
Gestoras reúnem-se no auditório do CAFF

O 2º Encontro de Gestoras Municipais de Políticas para as Mulheres do RS foi promovido pelo DPM/SDSTJDH, e ocorreu no auditório do Centro Administrativo do Estado. A diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SDSTJDH, Cíntia Bonder, apresentou os serviços do DDHC e falou sobre a possibilidade de parcerias.