Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governador inaugura sistema de videomonitoramento na Fase

Publicação:

upload 20170713182942ksv 0768
Inauguração do sistema de videomonitoramento no sistema da Fase - Foto: Karine Viana

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) deu início à implantação do sistema de videomonitoramento, na tarde desta quinta-feira (13), em Porto Alegre. Uma solenidade que foi realizada na unidade Case POA I, no Complexo Cruzeiro, contou com a presença do governador José Ivo Sartori e da secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori. Ao acionar um botão, ambos colocaram o sistema oficialmente em operação na unidade.

Estão sendo instaladas em todas as unidades de internação no Estado, um total de 828 câmeras com investimento do governo do Estado, em parceria com o BID, no valor de R$ 2,59 milhões. Os equipamentos eletrônicos estão localizados em pontos estratégicos dos centros de atendimento socioeducativos e permitirão maior controle e fiscalização das rotinas nos municípios de Porto Alegre, Pelotas, Santo ngelo, Santa Maria, Passo Fundo, Uruguaiana, Caxias do Sul e Novo Hamburgo. A implantação do sistema é uma das metas pactuadas pela Fase com o governo do Estado no Acordo de Resultados.

FOTO gov1
Solenidade de inauguração do sistema de videomonitoramento da Fase - Foto: Karine Viana

Ao falar sobre os avanços da Fase, especialmente na área da educação, o governador do Estado, José Ivo Sartori, destacou o contingente de 98% dos jovens matriculados e frequentando regularmente as escolas dentro do sistema. Disse também que a “nova tecnologia de videomonitoramento é uma maneira de melhorar a vida interna e externa nos centros de atendimento”.

upload 20170713182528ksv 0700
Secretária Maria Helena Sartori: o equipamento “possibilita um ambiente melhor para adolescentes e funcionários" - Foto: Karine Viana

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, parabenizou a Fase pelos projetos recentes, como o da entrega da carteira de artesão para jovens no Case Novo Hamburgo e citou o empenho da instituição em ressocializar e profissionalizar os jovens. Em relação ao sistema de videomonitoramento, a secretária afirmou que “possibilita um ambiente melhor para adolescentes e funcionários”.

O presidente da Fase, Robson Luis Zinn, agradeceu a presença de todos e destacou a mudança no sistema de socioeducação que o sistema de videomonitoramento representa. “Esta tecnologia permite acompanhar as unidades a médio e longo prazo sem que seja necessário deslocamento, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos adolescentes e facilitando o manejo dos servidores”, disse Zinn.

Case POA I

A primeira unidade contemplada foi o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) POA I que recebeu um total de 90 câmeras e conta, a partir de hoje, oficialmente com o sistema em total operação. As imagens são captadas em tempo real nos ambientes internos e externos da unidade e ficam armazenadas por até 30 dias em um servidor, podendo ser consultadas somente pela direção da unidade.

upload 20170713182606ksv 0790
Sistema de videomonitoramento - Foto: Karine Viana

O diretor do Case POA I, Carol Majewski, destacou a importância do investimento para facilitar o manejo dos servidores em sua rotina e na intervenção imediata em situações de urgência. “Com exceção dos banheiros e dormitórios, as câmeras estão instaladas em todos os locais nos ambientes internos coletivos e também em pontos externos da unidade. Contamos com monitores nas salas de direção, chefia e acesso. Este investimento em tecnologia é uma grande conquista no aniversário de 15 anos da Fase”, disse. 

Os centros de atendimento Case POA II, Uruguaiana e Passo Fundo, também já possuem os equipamentos instalados e o sistema entrará em operação oficialmente ainda esta semana. Nestas unidades o sistema funcionará a pleno funcionamento com 76, 60 e 72 dispositivos de monitoramento respectivamente. O cronograma de implantação prevê o funcionamento total das 828 câmeras até o início de setembro em todas as unidades de internação do Rio Grande do Sul.

Modernização

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo está modernizando suas práticas e procedimentos em várias esferas da instituição e investindo em soluções para melhoria do sistema socioeducativo gaúcho. O videomonitoramento é uma das estratégias adotadas para aumentar a segurança de todos, sejam adolescentes internos, servidores, familiares ou visitantes nas unidades de atendimento. Tem a finalidade de prevenir e inibir ações, registrar fatos ocorridos, além de auxiliar na rápida tomada de decisões tornando mais efetiva a segurança geral da unidade.

Acordo de Resultados

O Acordo de Resultados, assinado por todas as secretarias e vinculadas, consiste no acompanhamento dos projetos definidos como prioritários para serem executados pelo governo do Estado. Envolve o planejamento de indicadores de desempenho, ações e eficiência da gestão. Essa rede de governança prioriza as demandas da sociedade com intuito de construir um governo mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrático, que, de forma transparente, dialogue com a população e entregue serviços de qualidade.

Texto: Marcelo Vaz / Jessica Cofferri

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos