Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado renova parceria e garante curso de qualificação para 165 jovens

Publicação:

Pão dos pobres
Secretária Maria Helena destacou a importância da parceria entre poder público, iniciativa privada e entidades sociais - Foto: Pedro Belo Garcia
Por Por Vanessa Felippe

“Eu não teria dinheiro pra pagar um curso assim. Vai fazer toda a diferença no meu futuro profissional”. A declaração é de Leonardo Veiga Padilha, 19 anos, morador de Viamão. Ele é um dos 165 jovens que já começaram ou ainda vão começar os cursos de mecânica automotiva e manutenção de computadores. Sem gastar nada.

Isso é possível porque o Governo do Rio Grande do Sul renovou uma parceria com a Fundação O Pão dos Pobres e a empresa Fox Veículos. O projeto Qualificar para Vencer, iniciado em 2012, já formou 420 adolescentes e jovens entre 16 e 24 anos. Muitos já saíram empregados.

Durante a assinatura do Termo de Compromisso, que renova o projeto, a Secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, destacou a importância do trabalho integrado entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades sociais. “Ninguém faz nada sozinho. A sociedade precisa participar”, disse Maria Helena.

A parceria se torna viável por causa da Lei da Solidariedade. A entidade social elabora e põe os cursos em prática. A empresa financia, em troca de incentivo fiscal (ICMS). O benefício equivale a 100% do valor do projeto. Neste caso, 36 mil reais. E a empresa ainda precisa dar uma contrapartida de 25% do custo total. Assim, com menos burocracia, o dinheiro vai direto para a qualificação profissional dos jovens que mais precisam de ajuda. Os alunos ganham uma oportunidade. As empresas, mão de obra especializada.

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos