Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jovens da Vila Cruzeiro participam da Feira das Profissões

Publicação:

IMG 7088
Jovens buscam oportunidades na Feira das Profissões
Por Melina Fernandes

Uma atividade bem diferente mobilizou jovens de 14 a 25 anos da Vila Cruzeiro. Eles participaram da primeira edição da Feira das Profissões do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O evento levou ao Colégio Estadual Coronel Álvaro Alves Braga da Silva serviços de cidadania, encaminhamento para vagas de estágio e emprego e informações sobre cursos técnicos profissionalizantes e universidades. Também teve bate papo com pequenos empresários locais sobre empreendedorismo e apresentações artísticas dos grupos de dança e capoeira da Amavtron.  

O evento começou com o Seminário de Juventude. Os jovens conheceram o Programa de Oportunidades e Direitos (POD), que é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que tem como objetivo reduzir a criminalidade em áreas vulneráveis com foco no ensino e no aumento da escolaridade e da empregabilidade. Iniciativa que para o coordenador do Escritório de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Aldo Peres, pode transformar a vida de quem mora nas seis comunidades atendidas. “Esse trabalho é feito junto com os jovens. Queremos que os centros de juventude que estamos implantando aqui na Cruzeiro, e também na Lomba do Pinheiro, no Rubem Berta, na Restinga, em Alvorada e em Viamão, sejam espaços de convivência e dinâmicos, locais onde eles se sintam bem, se sintam acolhidos e onde evoluam, para que tenha um futuro melhor”, destacou.  

Depois foi apresentado o Centro de Juventude, que começa a funcionar nas próximas semanas (Rua Mariano de Matos, 107). O espaço será gerido pela CUFA, entidade parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. A coordenadora do CJ Cruzeiro, Arlei Weide, explicou que todas as atividades do centro estão sendo pensadas junto com os jovens. “Buscamos nas comunidades pelo quê os jovens se interessam para compor o que vamos oferecer. Então vamos ter cursos de gastronomia e barbearia, além de atividades esportivas e culturais”, destacou.  

Um dos jovens que participou das atividades foi o Ricardo Decena Aires. Com 17 anos, ele quer cursar jornalismo e aproveitou para tirar algumas dúvidas nos stands de universidades. Também foi o primeiro a confeccionar a segunda via da carteira de identidade. “Eu já trabalho, estudo à noite, mas quero alguma oportunidade melhor”, disse o estudante. Ele quer conhecer o Centro de Juventude da Cruzeiro e é um dos cadastrados para os cursos que serão oferecidos no local a partir das próximas semanas.  

IMG 6809
Ricardo Decena Aires fez a segunda via da carteira de identidade

Atendimentos: O Instituto Geral de Perícias confeccionou 15 carteiras de identidade. Os menores de 16 anos desacompanhados foram orientados a encaminhar o documento com os pais nos próximos dias. Na unidade móvel da FGTAS/Sine, foram realizados 20 atendimentos para emprego e 4 jovens foram encaminhados para uma vaga de trabalho. Cinco carteiras de trabalho foram confeccionadas. Cerca de 60 jovens preencheram os cadastros para vagas de estágio pelo Centro de Integração Emprego e Escola e para cursos técnicos do Senac.  

Próximas regiões: O evento ocorre nos seis territórios abrangidos pelo POD (Viamão, Alvorada e Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, em Porto Alegre ) e vão até o dia 19. A Feira das Profissões integra a Semana Estadual da Juventude, promovida pelo Departamento de Políticas para a Juventude do governo estadual. Neste sábado, 12, as atividades serão na Lomba do Pinheiro, no Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis – CPCA - (Estrada João de Oliveira Remião, 4.444, Parada 10). Iniciam às 9 horas e vão até às 17 horas.  

IMG 7085
Jovens buscaram informações sobre cursos universitários

Serão oferecidos serviços de confecção da carteira de identidade, da carteira de trabalho, encaminhamento para empregos e estágios e cadastro para cursos técnicos profissionalizantes gratuitos, além de orientação para o ingresso em universidades e sorteio de bolsas de estudos. A Feira das Profissões do POD tem o apoio do SINE/FGTAS, Instituto Geral de Perícias, UERGS, Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Sul, Ulbra, Senac, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Sistema de Ensino Gaúcho (SEG), OCERGS/Sescoop e Sicredi  

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos