Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Jovens do POD participam de atividades de Carnaval

Publicação:

Carnaval CJ Lomba
Carnaval CJ Lomba

O Carnaval chegou mais cedo para os jovens atendidos pelo Programa de Oportunidades e Direitos (POD). A semana foi marcada por atividades bem animadas nos centros da juventude Lomba do Pinheiro e Viamão. A folia teve bloco, banda e até concurso de fantasias e de customização de camisetas.

Depois de uma semana de ensaios nas oficinas de percussão, a banda de Carnaval do Centro da Juventude Lomba do Pinheiro animou a festa desta sexta-feira, 9. Nas aulas de dança, os jovens prepararam coreografias com marchinhas clássicas. O estandarte, as máscaras e a decoração foram confeccionadas pela turma da Arteterapia.

Para os jovens que curtem Carnaval, a atividade deixou ainda mais animados os dias no CJ. “Foi muito alegre, muito legal. Incentivou a união entre os colegas e até nossa criatividade”, disse Jefferson Oliveira, de 17 anos. 

Teve até desfile do bloco nas ruas da Lomba do Pinheiro. E para encerrar, uma aula de dança surpresa. Desta vez, os jovens ensinaram coreografias para os educadores e trabalhadores da equipe do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis, entidade parceira do governo do Estado no território.

Jovens do POD participam de atividades de Carnaval
Jovens do POD participam de atividades de Carnaval

Na quinta-feira, 8, o Carnaval antecipado do Centro da Juventude Viamão, que tem a gestão da Renapsi, teve a animação da banda da oficina de música. Nas camisetas e fantasias apresentadas pelos jovens, muita criatividade e os conhecimentos adquiridos nas aulas e atividades desenvolvidas no local, inclusive com frases contra qualquer tipo de preconceito e pelos direitos humanos.

Jovens do POD participam de atividades de Carnaval
Jovens do POD participam de atividades de Carnaval

Julie Silveira Prestes, de 16 anos, adorou a atividade. “Participei de várias atividades, das danças, das músicas. É um carnaval diferente do que a gente vê nas ruas. Aqui a gente está protegido, com segurança, e os jovens comemoram de uma forma consciente. Nas ruas o Carnaval é bebedeira e muita gente se perde”, afirmou a jovem.

Jovens do POD participam de atividades de Carnaval
Jovens do POD participam de atividades de Carnaval

No final da festa, foram anunciados os vencedores do concurso de camisetas e fantasias. O jovem Yago Manbrum e a funcionária da equipe do CJ Janete Fraga levaram o prêmio de melhor customização de camiseta e a jovem Adrine Ligiane Grossi Rodrigues o de melhor fantasia.

Carnaval Consciente – Em Viamão, os jovens também participaram de uma palestra com a assistente social Elisandra Ferronato, do Serviço Especializado DST/HIV/AIDS. O objetivo é informar sobre os cuidados e a prevenção à Doenças Sexualmente Transmissíveis. “A ideia é ter um momento de confraternização, onde eles podem se divertir e também mostrar o que estão aprendendo. Mas mais do que isso, é também trabalhar a conscientização, prepará-los para o Carnaval também lá fora do CJ”, explicou Andrea Brzeski Alves, coordenadora do Centro da Juventude.

Por Melina Fernandes | SDSTJDH

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos