Mais de 600 jovens participam da semana da juventude em Viamão

Mais de 600 jovens participaram das atividades em Viamão
Mais de 600 jovens participaram das atividades em Viamão - Foto: Ataídes Miranda
POR VANESSA FELIPPE

A vontade de conseguir uma vaga de estágio ou emprego levou mais de 600 adolescentes e jovens para a Escola Estadual Anna Jobim, em Viamão. O local, onde funciona o Centro da Juventude da cidade, teve uma programação especial hoje por causa da Semana Estadual da Juventude.

Um dos eventos foi a Feira das Profissões. A gurizada aproveitou para pegar informações sobre estágios, cursos técnicos e de graduação. Aline Rosa Marques de Oliveira, 18 anos, estava empolgada preenchendo a ficha do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola). Ela está no começo do Curso Técnico de Enfermagem e não vê a hora de conseguir um estágio. “Eu quero ser enfermeira, estou batalhando pra isso. O estágio é importante pra gente não ficar só na teoria, né?”, disse a garota.

O FGTAS/Sine Móvel realizou 80 atendimentos, confeccionou 16 carteiras de trabalho e fez 55 encaminhamentos para vagas de emprego. Outros 15 jovens buscaram orientação sobre documentos e empregos. O Instituto Geral de Perícias fez 40 carteiras de identidade. Mais de 80 jovens preencheram fichas para estágios do CIEE. E mais de 50 procuraram os cursos do Senac.

A quinta-feira ainda teve o Seminário da Juventude, com palestras e rodas de bate-papo sobre saúde, sexualidade e vocação profissional. Na unidade móvel do Sine, os jovens puderam conferir vagas de emprego e encaminhar a carteira de trabalho.

O Centro da Juventude de Viamão é um dos seis que existem no Estado. Os outros ficam em Alvorada e Porto Alegre (Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta) e fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos, uma parceira do governo gaúcho com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os locais funcionam com o apoio de ONGs das comunidades e oferecem, de graça, cursos de qualificação, esporte, cultura e lazer para os moradores de 15 a 24 anos. As unidades de Alvorada e Viamão também vão ter a Feira das Profissões e o Seminário da Juventude (ver programação abaixo).

Durante a tarde, a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. Maria Helena Sartori, esteve em Viamão. “Fico muito feliz de ver o local assim cheio. Isso é inclusão social. Essas atividades que estão acontecendo aqui não foram impostas, foram os jovens que sugeriram. Acho que esse é o caminho: ouvir, respeitar e buscar parcerias para dar oportunidades”, disse Maria Helena. A Secretária aproveitou para ver a apresentação de músicos e grupos de capoeira da comunidade. O prefeito de Viamão, André Nunes Pacheco, também visitou o local.

A Semana Estadual da Juventude tem programação até o dia 21 de agosto. A ação do Governo do Estado integra o calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul e abraça o Dia Internacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto.

Fique atento

Cada um dos seis Centros da Juventude vai receber a Feira das Profissões e o Sine Móvel em um dia diferente, com atividades durante a manhã e a tarde:

11/8 - Porto Alegre/Cruzeiro (Colégio Estadual General Álvaro Alves da Silva Braga)

12/8 - Porto Alegre/Lomba do Pinheiro (Instituto Cultural São Francisco de Assis)

17/8 - Porto Alegre/Rubem Berta (Vida Centro Humanístico)

18/8 - Porto Alegre/Restinga (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul)

19/8 - Alvorada (CRAS CEDRO)