Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SDSTJDH auxilia surdo atleta a participar de competição internacional de vôlei

Publicação:

IMG 3420
Secretária Maria Helena Sartori recebe surdo atleta Lucas Bonalume Vieira

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, recebeu hoje (13) a visita do presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) , Alexandre Dale Couto. Ele veio acompanhado do servidor público Lucas Bonalume Vieira, que também é surdo-atleta.

A secretária Maria Helena Sartori está apoiando e dando o suporte necessário para que o atleta participe das Olimpíadas de Surdos que acontece na Turquia, de 18 a 30 de julho próximo, integrando a Seleção Brasileira de Vôlei.  

Lucas Bonalume Vieira, 29 anos já foi jogador das equipes Online/Ginástica, Online São Leopoldo, Unisul São José dos Campos, UCS Caxias do Sul, e Uni-América/ Foz do Iguaçu. Para ele a deficiência auditiva nunca foi empecilho. O ponta, que veste a camiseta verde amarela desde 2014, tem uma perda auditiva média de 70 por cento. Em julho de 2016 ele esteve junto da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei de Surdos em Washington, nos Estados Unidos, onde foram disputados o Pan-americano e o Mundial da modalidade. No Pan-americano, Lucas e a seleção foram campeões, e ele ainda recebeu as premiações individuais de melhor saque e maior pontuador. Já no mundial, o Brasil ficou com o quarto lugar, atrás das seleções da Rússia, Turquia e Ucrânia, e Lucas foi também o maior pontuador.

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos