Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Secretaria de Desenvolvimento Social apoia projeto de educação para o trânsito na rede pública de ensino

Publicação:

A64A4981
secretária Maria Helena conhece projeto de educação para o trânsito nas escolas - Foto: Giovanna Folchini

A Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, conheceu hoje (14) o programa da Escola Pública de Trânsito do DETRAN/RS destinado a crianças e adolescentes dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas. O diretor geral do DETRAN/RS, Ildo Mário Szinvelski ,  acompanhado da assessora Sibele Batezini, e dos analistas Laís Silveira e Antônio Silveira, apresentou o programa a secretária, acrescentando que a iniciativa pretende conter a violência de trânsito envolvendo crianças e jovens devendo iniciar pelas regiões de maior incidência de acidentes.

A Secretária Maria Helena sugeriu que a implantação do programa inicie pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e Cipaves, por meio de capacitação e distribuição de material didático. O diretor do Departamento de Políticas para a Juventude da SDSTJDH, Ricardo Bassi, auxiliará no trabalho de readequação e finalização da proposta. Segundo ele os acidentes de trânsito são a terceira causa de morte entre os jovens do RS, perdendo, apenas, para os homicídios e suicídios.

O programa de educação para o trânsito visa inserir a educação de transito na rede escolar formando agentes multiplicadores com potencial para o desenvolvimento de um trabalho contínuo no ambiente escolar. A proposta pretende, ainda, potencializar os canais e a expertise das Cipaves para inserção do tema nas escolas de ensino fundamental e médio em regime de colaboração contando com a participação de diversas entidades como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, e Centros de Formação de Condutores, entre outras. 

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos