Seminário destaca ações para modernizar Estado e qualificar serviços

11175402 1483756 GDO
Secretária de Desenvolvimento Social, Maria Helena quer fortalecer projetos em 2018 para atender os que mais precisam - Foto: Dani Barcellos

A segunda parte do 5° Seminário de Governo, promovido nesta quarta-feira (11), em Porto Alegre, apresentou um panorama de ações da gestão do governador José Ivo Sartori para o presente e futuro do Rio Grande do Sul. Dialogando sobre o tema O futuro que já começou em quatro painéis, os titulares das secretarias que formam os eixos do Acordo de Resultados (Governança e Gestão, Social, Infraestrutura e Ambiente e Econômico) debateram as principais políticas públicas que serão colocadas em prática ou terão continuidade na modernização do Estado e qualificação dos serviços entregues à população.

O evento reúne dirigentes e servidores da administração direta e indireta do Executivo. "O nosso projeto não é de governo. Nosso papel é defender um projeto de Estado, e é isso que estamos fazendo. As experiências que tivemos nesse tempo já são bem conhecidas e esses são os resultados que temos", introduziu o governador.

11113123 1483408 GDO
Governador Sartori: "Nosso projeto não é de governo. Nosso papel é defender um projeto de Estado" - Foto: Luiz Chaves

Eixo Social

Considerado o eixo mais importante por Sartori, o Social dedica maior atenção às áreas essenciais e consideradas prioridades pelo o governo, como segurança, educação, saúde e assistência social.

Destacam-se pautas positivas como o esforço conjunto para o aumento de efetivo para o policiamento ostensivo e o cercamento eletrônico de todo o estado; a construção conjunta entre Estado, municípios e rede privada de uma grade curricular para o ensino infantil das escolas gaúchas; a reestruturação das escolas técnicas através de parcerias público-privadas; e a maior atenção ao turismo como atividade econômica para os gaúchos.

Para 2018, a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, espera fortalecer as políticas para construir uma sociedade mais justa para todos. Citou os Centros da Juventude, o aprimoramento da Rede Lilás e destacou a importância da Campanha Escolha o Destino, propondo que pessoas físicas e jurídicas deixem o imposto de renda devido no Rio Grande do Sul para ser aplicado em projetos sociais.

"Também vamos lançar o programa 'RS sem Drogas' para orientar pais e jovens sobre os sintomas, mas fundamentalmente, sobre onde eles podem buscar apoio", afirmou.

"Ainda há grandes desafios pela frente. Estamos construindo o futuro no presente, e essas mudanças precisam acontecer ainda em 2018 porque o nosso desafio é gigantesco", disse o secretário da Educação, Ronald Krummenauer.

Além das secretarias da Segurança Pública, Educação e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o eixo é composto pelas pastas de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Casa Militar (Defesa Civil), e respectivas vinculadas.