Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário Estadual SUAS e o Programa Criança Feliz /PIM

Publicação:

Convite SEMINÁRIO ESTADUAL SUAS E O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ e PIM (1) (1)
Seminário Estadual SUAS e o Programa Criança Feliz e PIM

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Assistência Social, realiza no próximo dia 16 de outubro, o Seminário Estadual SUAS e o Programa Criança Feliz /PIM, das 08:30 às 17:00 hs, no auditório da Caixa Econômica Federal, na rua dos Andradas, 1000, no centro de Porto Alegre. O evento destina-se aos coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social, técnicos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e supervisores do Programa Criança Feliz.  

SUAS 

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. São objetivos do SUAS; consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva;

integrar a rede pública e privada de serviços, programas, projetos e benefícios de

assistência social; estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social; definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais; implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social; estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios; e afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos. 

Criança Feliz 

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral. 

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil. 

Os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida. 

Para participar do programa, é preciso manter os dados no Cadastro Único atualizados, principalmente quando há grávidas e crianças de até três anos na família.

SDSTJDH - Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos